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Em Festa   Atitudes positivas para 2014

Atitudes positivas para 2014

O novo ano costuma ser altura para balanços e decisões. Para que o abrace de uma forma mais positiva e confiante, convidámos o coach e sociólogo João Ricardo Pombeiro a recomendar 12 atitudes e pensamentos positivos a ter durante o ano.

(SAPO Mulher)

SAPO Mulher

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  • O novo ano costuma ser altura para balanços e decisões. Para que o abrace de uma forma mais positiva e confiante, convidámos o coach e sociólogo Joao Ricardo Pombeiro a recomendar 12 atitudes e pensamentos positivos a ter durante o ano.

    O novo ano costuma ser altura para balanços e decisões. Para que o abrace de uma forma mais positiva e confiante, convidámos o coach e sociólogo Joao Ricardo Pombeiro a recomendar 12 atitudes e pensamentos positivos a ter durante o ano.

  • 1 - Aceite o que já é. Em vez de sofrer ou lutar com o que já aconteceu. Aceitar é diferente de concordar ou ter de gostar. É apenas reconhecer e aceitar que... a realidade estava cá primeiro.

    1 - Aceite o que já é. Em vez de sofrer ou lutar com o que já aconteceu. Aceitar é diferente de concordar ou ter de gostar. É apenas reconhecer e aceitar que... a realidade estava cá primeiro.

  • 2 - Esteja grata. Praticar a gratidão pelo que se é, faz, tem e se experiencia. Sentir gratidão aumenta grandemente o bem-estar e os resultados obtidos no dia a dia.

    2 - Esteja grata. Praticar a gratidão pelo que se é, faz, tem e se experiencia. Sentir gratidão aumenta grandemente o bem-estar e os resultados obtidos no dia a dia.

  • 3 - Imagine e crie o que ainda não é. Aceitando plenamente o que já existe, pode começar a transformar essa realidade imaginando e agindo para concretizar o que ainda não existe e que deseja. Imagine o que quer em vez do que não quer.

    3 - Imagine e crie o que ainda não é. Aceitando plenamente o que já existe, pode começar a transformar essa realidade imaginando e agindo para concretizar o que ainda não existe e que deseja. Imagine o que quer em vez do que não quer.

  • 4 - Seja curiosa. Veja mais vezes o mundo com olhos de criança. Como se fosse a primeira vez que está a ver uma situação. Como se estivesse a descobrir. Quanto mais vezes se ligar à curiosidade, mais vezes encontrará respostas e soluções.

    4 - Seja curiosa. Veja mais vezes o mundo com olhos de criança. Como se fosse a primeira vez que está a ver uma situação. Como se estivesse a descobrir. Quanto mais vezes se ligar à curiosidade, mais vezes encontrará respostas e soluções.

  • 5 - Apenas existe aprendizagem. Em vez de ver um resultado de uma situação como falhanço, ou sucesso, passe a vê-lo como aprendizagem. Retire da situação as aprendizagens mais úteis, mais adequadas, para alcançar o que deseja.

    5 - Apenas existe aprendizagem. Em vez de ver um resultado de uma situação como falhanço, ou sucesso, passe a vê-lo como aprendizagem. Retire da situação as aprendizagens mais úteis, mais adequadas, para alcançar o que deseja.

  • 6 - O mapa é diferente da realidade. Todas as pessoas têm a sua forma de ver a realidade, logo o mapa mental interno que criam é diferente entre elas. Para lá de qualquer opinião que tenha, reconheça que a realidade é maior do que isso. Evite conflitos reconhecendo que a outra pessoa pode ver a situação de forma diferente.

    6 - O mapa é diferente da realidade. Todas as pessoas têm a sua forma de ver a realidade, logo o mapa mental interno que criam é diferente entre elas. Para lá de qualquer opinião que tenha, reconheça que a realidade é maior do que isso. Evite conflitos reconhecendo que a outra pessoa pode ver a situação de forma diferente.

  • 7 - Evite julgar, avaliar, comparar. Cada pessoa é única e muito mais do que os comportamentos que tem, as palavras que diz, os pensamentos que tem. Cada vez que julga alguém, incluindo a si própria, está a reduzir a pessoa a um rótulo e a perder a sua capacidade de a influenciar a alterar algo.

    7 - Evite julgar, avaliar, comparar. Cada pessoa é única e muito mais do que os comportamentos que tem, as palavras que diz, os pensamentos que tem. Cada vez que julga alguém, incluindo a si própria, está a reduzir a pessoa a um rótulo e a perder a sua capacidade de a influenciar a alterar algo.

  • 8 - Assuma a sua responsabilidade. Foque-se mais no que controla. Em vez de nos outros ou no contexto das circunstâncias. Foque-se no que realmente controla plenamente: a sua reação à situação, os seus pensamentos, os seus comportamentos.

    8 - Assuma a sua responsabilidade. Foque-se mais no que controla. Em vez de nos outros ou no contexto das circunstâncias. Foque-se no que realmente controla plenamente: a sua reação à situação, os seus pensamentos, os seus comportamentos.

  • 9 - Liberte-se do jugo do seu raciocínio. Um raciocínio é apenas a ligação de alguns pensamentos em que a pessoa se foca. Se se focasse noutros pensamentos teria outro raciocínio (e outra ação e outro resultado). Como o seu raciocínio está cá para si, use-o a seu favor.

    9 - Liberte-se do jugo do seu raciocínio. Um raciocínio é apenas a ligação de alguns pensamentos em que a pessoa se foca. Se se focasse noutros pensamentos teria outro raciocínio (e outra ação e outro resultado). Como o seu raciocínio está cá para si, use-o a seu favor.

  • 10 - Desfrute o momento. Liberte-se dos "ses" e desfrute mais da vida. Dos grandes e dos pequenos momentos. Às vezes basta parar e saborear mais a situação. Respire fundo, observe à volta, divirta-se.

    10 - Desfrute o momento. Liberte-se dos "ses" e desfrute mais da vida. Dos grandes e dos pequenos momentos. Às vezes basta parar e saborear mais a situação. Respire fundo, observe à volta, divirta-se.

  • 11 - Ria e sorria mais. Logo pela manhã. Antes ou depois de sair da cama. Faça ou pense em algo que associa a felicidade, alegria, satisfação, bem-estar. Rir e sorrir mais dar-lhe-à maior equilíbrio emocional e bem-estar.

    11 - Ria e sorria mais. Logo pela manhã. Antes ou depois de sair da cama. Faça ou pense em algo que associa a felicidade, alegria, satisfação, bem-estar. Rir e sorrir mais dar-lhe-à maior equilíbrio emocional e bem-estar.

  • 12 - Trate-se melhor. Faca exercício. No ginásio, na rua, ou em casa. Existem diversas formas. Coma saudavelmente. Com equilíbrio. Não porque sim, mas porque merece. Merece estar bem.

    12 - Trate-se melhor. Faca exercício. No ginásio, na rua, ou em casa. Existem diversas formas. Coma saudavelmente. Com equilíbrio. Não porque sim, mas porque merece. Merece estar bem.

  • Sim, alguns destes pensamentos e atitudes são desafiantes (de aceitar ou praticar). Não tem de concordar com todos. Nem de os colocar em prática todos ao mesmo tempo. Alguns poderá ver que já pratica. Escolha os que mais a podem ajudar e comece já a tornar 2014 no seu melhor ano atá agora. Pois será o que tem para viver.

    Sim, alguns destes pensamentos e atitudes são desafiantes (de aceitar ou praticar). Não tem de concordar com todos. Nem de os colocar em prática todos ao mesmo tempo. Alguns poderá ver que já pratica. Escolha os que mais a podem ajudar e comece já a tornar 2014 no seu melhor ano atá agora. Pois será o que tem para viver.